Machine Learning

A combinação perfeita entre Cobrança e Machine Learning

O Machine Learning aplicado ao setor de cobranças será sempre uma ferramenta de expertise, pois o sistema será alimentado com os dados dos padrões de comportamento do cliente e, baseado em seus algoritmos, definirá qual a melhor abordagem para cada pessoa.

Setor nevrálgico de qualquer empresa, o departamento de cobrança é sempre um dos mais difíceis de manter com alta performance, inclusive por sua alta rejeição por parte do público. Afinal, ninguém quer se sentir na estressante situação de estar inadimplente.

Mas será que todo ato de cobrança tem de ser traumático para o devedor? Ou é possível transformar essa negociação em uma jornada tranquila, que resulte na quitação do débito, sem que o cliente se sinta incomodado?

A experiência mostra que hoje já existe uma preocupação por parte das empresas em garantir que a cobrança seja feita através de tecnologias inovadoras, que se relacionam com o cliente baseadas em banco de dados, antevendo suas reações e agindo de maneira pouco invasiva, a fim de resolver o problema tanto da empresa quanto do cliente da forma menos desgastante possível.

A novidade, nesse campo, é um braço da Inteligência Artificial chamado Machine Learning. Mecanismo usado para ampliar a inteligência humana, o ML, ou ‘aprendizado de máquina’ em tradução livre, é um sistema focado no desenvolvimento de programas que, a partir de análise de dados, cruza as informações à procura de padrões de comportamento e age baseado em informações que não estão contidas em seu código. Ou seja, ele ‘aprende sozinho’ e a cada nova experiência, melhora sua performance.

Assim, o Machine Learning aplicado ao setor de cobranças será sempre uma ferramenta de expertise, pois o sistema é alimentado com os dados dos padrões de comportamento do cliente e, baseado em algoritmos, definirá qual a melhor abordagem para cada pessoa. Essa personalização da experiência garante que o cliente não se sinta acuado e escolha, através das várias alternativas que o ML lhe oferece, qual a melhor delas para quitar seu débito. De forma simples, rápida e eficiente.

O impacto dessa nova possibilidade de abordagem com certeza se reflete em um melhor resultado de negociação, além de diminuir o número de inadimplentes. Mas, além disso, o que mais conta aqui é o relacionamento com o cliente, que sai do nível de cobrança dos endividados para um patamar de convívio e interação com a empresa, que passará a ser vista por ele como um parceiro e não mais como um mero credor.

Saber explorar essas ferramentas, que estão apenas começando a se mostrar de suma importância para os mais variados segmentos do mercado, é fundamental para o empreendimento que pretende crescer.

A ContactOne,  softwarehouse de soluções em tecnologia, é a melhor opção para quem sabe que precisa investir nessa área para modernizar seus sistemas de cobrança e relacionamento com o cliente, mas não conhece a fundo todas as opções que o mercado tem a oferecer, personalizadas para cada tipo de demanda e segmento. Ter à disposição a ferramenta certa para cada público faz toda a diferença no momento de atingir os melhores e mais promissores resultados. A sua empresa não precisa entender de tecnologia para garantir o crescimento! Você só precisa ter a assessoria de quem entende e muito bem esse nicho. Essa é a nossa função: garantir que você tenha o melhor que a tecnologia pode oferecer para o seu sucesso.


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